A Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAr), localizada na cidade de Guaratinguetá (SP), tem por finalidade a formação e o aperfeiçoamento de Sargentos, responsáveis por manter em funcionamento as atividades de apoio e de infra-estrutura da Força Aérea Brasileira (FAB). Atualmente, destinados ao público externo, existem o Curso de Formação de Sargentos de Aeronáutica (CFS - Turma B) e o Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento (EAGS).
No CFS, o candidato pode escolher qualquer uma das diversas especialidades, divididas em dois grupamentos: o Básico e o de Serviços. Para cursar uma determinada especialidade, serão avaliadas as notas dos exames de admissão e o resultado do teste psicológico.
No EAGS, o candidato deve possuir formação técnica em uma das especialidades julgadas de interesse do Comando da Aeronáutica.
O jovem (masculino / feminino) pode optar entre cerca de 30 a 40 especialidades distribuídas por grandes áreas técnicas tais como: Eletrônica, Mecânica, Tráfego Aéreo, Comunicação, etc.
Os alunos concluintes do Curso são promovidos à graduação de 3º Sargento, iniciando a vida profissional na Unidade da Força Aérea para qual forem designados. Terão, a seguir, promoções até a graduação de Suboficial, podendo ascender ao Oficialato mediante concurso interno.
CFS - EEAr
Duração dos cursos: 2 anos, em regime de internato, abrangendo instruções nos Campos:Geral, Técnico Especializado e Militar.
Local dos cursos: Guaratinguetá-SP.
Salário: o aluno do CFS da EEAr é Militar da ativa e fará jus a remuneração fixada em lei além de alimentação, fardamento, assistência médico-hospitalar e dentária.
Escolaridade exigida: estar cursando ou ter concluído o 3º ano do Ensino Médio.
Idade: máximo de 24 anos.
Sexo: masculino e feminino
a) Exame de Escolaridade;
- Provas escritas sobre as seguintes disciplinas:
1) Matemática;
2) Português;
3) Física;
4) Inglês.
b) Inspeção de Saúde;
c) Exame de Aptidão Psicológica; e
d) Testes de Avaliação de Condicionamento Físico.
Observação: todas as etapas terão caráter seletivo, sendo o "Exame de Escolaridade", também, classificatório.
Observação: todas as etapas têm caráter seletivo, sendo os Exames de Escolaridade e de Conhecimentos Especializados, também, classificatórios.
As informações sobre os concursos são apenas para sua referência, sendo os dados oficiais, divulgados pelos editais de cada concurso.