APMBB - Academia da Polícia Militar do Barro Branco

A APMBB – Academia da Polícia Militar do Barro Branco é uma instituição de ensino superior dedicado a formação dos oficiais da Polícia Militar do estado de São Paulo. A Academia está localizada a Av. Água Fria, 1.923 no bairro da Água Fria, Zona Norte de São Paulo

Hoje, a Academia conta com os mais modernos recursos e equipamentos para a plena adaptação de seus alunos, além de uma equipe de profissionais os quais estão 24 horas empenhados na busca da excelência na promoção da qualidade do atendimento ao seu público interno e externo.  Devido sua vasta área territorial, a Academia de Polícia Militar do Barro Branco se divide em dois Campus: o Campus Tiradentes e o Campus Tobias de Aguiar.

Após o ingresso na APMBB, o policial recebe o título de Aluno Oficial do 1º Ano do Curso de Bacharelado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública. Nos anos seguintes, até o quarto ano de curso, novas incumbências recaem sobre o aluno. Contudo, quanto à nomenclatura, apenas o nome muda, isso sendo somente quanto ao ano em que o Aluno está no Curso de Bacharelado (1º ano, 2º ano, 3º ano, 4º ano), mas ainda assim, tendo precedência sobre os anos mais novos.

Ao término do curso, o aluno galga então o título de Aspirante a Oficial e permanecerá com esse título até o fim do estágio como Aspirante.

Em seguida, terminado o estágio probatório, o Aspirante é promovido por merecimento intelectual a 2º Tenente e permanecerá neste ponto exercendo funções administrativas e de administrador do policiamento operacional pelo período mínimo de 3 anos, conquistando em seguida o posto de 1° Tenente.

Sexo: Masculino e Feminino
Escolaridade: estar cursando ou ter concluído 3 o ano do ensino médio
Idade: máxima de 30 anos
Altura: 1,60 (Masculino) e 1,55 (Feminino)

O acesso ao Bacharelado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública visando a formação dos Oficiais da Polícia Militar do Estado de São Paulo, se dá por meio de concurso público de provas e títulos, desenvolvido pela Diretoria de Pessoal da Polícia Militar, sendo composto por 6 (seis) etapas:

1ª Etapa: Prova de Escolaridade, dividida em duas partes;
2ª Etapa: Prova de Condicionamento Físico;
3ª Etapa: Exames de Saúde;
4ª Etapa: Exames Psicológicos;
5ª Etapa: Investigação Social;
6ª Etapa: Análise de Documentos e Títulos.
Disciplinas: Português, Matemática, História, Geografia, Sociologia, Filosofia, Inglês e Redação.

O número de vagas é estabelecido de acordo com critérios institucionais, pelo Alto Comando da Corporação, podendo ser para o preenchimento de vagas no Quadro de Oficiais Policiais Militares (masculino) e/ou para o Quadro de Oficiais de Polícia Feminina, estabelecidos de acordo com critérios institucionais.

NOSSOS DIFERENCIAIS

Mais de 50 anos de atividades

Mais de 3.000 aprovações em todas as escolas militares

Professores militares e ex-militares com décadas de experiência na preparação de concursos

Material didático próprio atualizado anualmente para cada concurso

Apoio à moradia: apartamentos próprios, hotéis e pensões parceiras
Depoimentos Movame
Desenvolvido por: Fleg Comunicação